quarta-feira, novembro 26, 2008

A Nova Política Económica ( NEP )



"A miséria e a ruína são tais que não podemos restabelecer a grande produção socialista, as grandes fábricas do Estado. [...] Por conseguinte, é necessário restabelecer a pequena indústria.
[...] Que resulta daí? Seguindo uma certa liberdade de comércio, renascem a pequena burguesia e o capitalismo. [...] O capitalismo privado pode ajudar ao desenvolvimento do socialismo. [...] Nada há de perigoso nisto enquanto o proletariado detiver firmemente o poder, enquanto detiver firmemente entre as suas mãos os transportes e a indústria pesada.»

Lenine, 1921


Baseado nas palavras de Lenine e na figura, mostra que a NEP era uma contradição em relação às ideias marxistas.

2 comentários:

Anónimo disse...

O marxismo preconiza a nacionalização de todas as propriedades privadas e que os bens produzidos devem passar para a posse do estado (excepto o ncessário para a subsistência doroprietário) para depois sere divididos equitativamente pela população de forma a que todos tenham igual riqueza.
A NEP vem contradizer este princípio porque esta política permite a privatização de uma pequena parte da indústria e um retorno ao capitalismo, algo que não se adequa às políticas marxistas.

Anónimo disse...

A NEP foi utilizada para amenizar as condições marxistas, permitindo algumas privatizações de campos e pequenas empresas, liberdade no comercio e entrada de capitais e tecnicas estrangeiras.