quarta-feira, novembro 26, 2008

A Internacional Comunista



A Internacional foi composta em 18 de Junho de 1888 por Pierre Degeyter, operário anarquista de origem belga fixado com a sua família na cidade francesa de Lille. Naquele dia fora oferecido a Degeyter um livro de poemas de Eugéne Pottier, operário francês também anarquista, membro da Comuna de Paris durante a qual foi eleito maire do 2.º Bairro de Paris. Após o sangrento esmagamento da Comuna, em cuja defesa participou, Pottier partiu para o exílio durante o qual escreveria diversos poemas, entre os quais o que viria a constituir a letra de A Internacional. É fundamentalmente a partir de 1896, após a realização do congresso do Partido Operário Francês realizado nesse ano em Lille e durante o qual foi tocado e cantado, que o hino se espalha por toda a França e pela Europa através dos delegados estrangeiros presentes.
in Wikipédia

2 comentários:

Anónimo disse...

hehe, 1º post :) é uma boa informação essa que o setôr pos aí, aproveito para dizer também que os exercicios de aprender história de forma divertida foram uma excelente ajuda. Antes de estudar tive 78% e depois de estudar tive 91

Bom Estudo!

Anónimo disse...

ah, também achei que este post do setor não tivesse nada para responder por isso aproveitei para dizer aquilo, bom trabalho!