quarta-feira, outubro 11, 2006

A Economia Recolectora



Olá.

Depois de um curto interregno devido ao feriado do 5 de Outubro a questão é a seguinte:

Caracteriza o modo de vida representado na imagem, usando os conceitos de recolecção e nomadismo.

Bom trabalho.

14 comentários:

Anónimo disse...

O modo de vida dos hominideos era o nomadismo porque quando a comida acabava eles tinham de se mudar para outro lugar, levando com eles as suas tendas que eram as casas deles. Eles também pescavam, recolhiam frutos e caçavam tanto animais pequenos como animais grandes. Para estes usavam estratégias e caçavam em grupo.
Essencialmente viviam do que a natureza lhes dava por isso é que eram recolectores.

Anónimo disse...

Os hominídeos para se alimentar precisavam de caçar,pescar,recolher frutos, e para isso fabricavam instrumentos. Só que os animais e a fruta não duram para sempre e para isso precisavam obrigatoriamente de mudar de lugar para poder sobreviver e iam há procura de comida e a esse fenómono chama-se Nomadismo.

Anónimo disse...

Ana Almeida disse:
O homenideo era recoletor porque recolhia todo o que a Natureza lhes dava mas quando esta deixava de dar,procurava outra terra logo era tambem nomada

Anónimo disse...

Ana Almeida disse:
o homenideo era recoletor poque recolhia todo o que a Natureza lhe dava quando essa deixava de produzir tinha que mudar de lugar, logo era nomada.

Anónimo disse...

Quando os alimentos num determinado local acabavam os Hominídeos procuravam outro local onde houvesse alimentos.A esse processo de não viver sempre no mesmo local dá-se o nome de Nomadismo.
Como os Hominídeos não sabiam produzir os seus próprios alimentos tinham de viver da Recolecção que era a recolha de frutos, a caça e a pesca.

Anónimo disse...

A maneira de viver dos hominideos era o nomadismo pois estavam sempre a mudar de casa, pois sempre que acabava a comida eles tinham que ir para outro sítio. Eles pescavam, faziam recolha de frutos e caçavam animais grandes e pequenos. Portanto eles viviam da natureza e por isso eram recolectores.

Anónimo disse...

Para os homens naquela altura se alimentarem dependiam do que a natureza lhes dava, assim sendo tinham que caçar, pescar e colher raízes, ovos, vegetais e frutos silvestres, a isso chama-se economia recoletora.
Para se alimentarem precisavam também de andar de um lado para o outro, com isso praticavam o nomadismo, eram nomadas.Quando isso acontecia(se mudavam de um sítio para o outro),necessitavam de levar alguns materiais com que eram feitas as suas tendas, ossos de animais, madeira e peles mas principalmente as peles e os ossos dos animais.

Anónimo disse...

O modo de vida dos hominideos era o nomadismo pois quando a comida acabava eles tinham de se mudar para outro lugar, levando com eles as suas tendas que eram as casas deles. Eles também pescavam, recolhiam frutos e caçavam tanto animais pequenos como animais grandes. Para estes usavam estratégias e caçavam em grupo.
Essencialmente viviam do que a natureza lhes dava por isso é que eram recolectores.

Anónimo disse...

Os hominidios eram seres recolectores, pois não conseguiam produzir qualquer alimento e, devido á falta de alimentos no local onde viviam tinham que procurar outro sítio, para poderem alimentarem-se.
Como não viviam sempre no mesmo local eram nomadas.

Anónimo disse...

Os hominideos desta época viviam numa socieda de que se alimentava de tudo aquilo o que a natureza lhe podia oferecer.
não produziam os seus próprios alimentos e como tal, quando o local onde viviam deixava de ter abundância suficiente de caça, pesca e recolha de frutos e raizes,tinham de partir para outro lugar. Por isso podemos dizer que esta sociedade era nómada.
Economia recolectora significa também, traduzindo à letra, modo de vida baseado na recolha do que a Natureza podia oferecer.

Anónimo disse...

Os hominideos praticavam um modo de vida recolector pois baseavam a sua alimentação naquilo que a natureza lhes podia oferecer(caça, pesca, recolha de frutos e raizes).
assim, se um dia não houvesse comida suficiente naquele local, teriam de partir para outro local, chamando-se por isso nómadas.
Conclusão.os hominideos daquela época não produziam o seu alimento e portanto baseavam a sua alimentação no que a natureza lhes dava

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quando os alimentos de um determinado lugar acabavam eles tinham de procurar outro sítio para morar a este fenómeno dá-se o nome de Nomadismo!!!!Levavam com eles as peles e os ossos dos animais e os troncos para se nao encontrassem nenhuma gruta montarem um acampamemto.Eles caçavam, pescavam e recolhiam frutos, sementes e raizes,a isto chama-se economia recolectora, para isso fabricavam instrumentos.Eram os homens que iam á caça, caçavam os animais de grande porte em grupo.Eram recoléctores

Anónimo disse...

O modo de vida dos hominideos era o nomadismo porque quando a comida acabava eles tinham de se mudar para outro lugar