quarta-feira, outubro 11, 2006

A Arte no Paleolítico



Caracteriza os dois tipos de arte representados nas figuras.

10 comentários:

Anónimo disse...

A primeira imagem reprsenta a arte rupestre este tipo de arte foi desenvolvida em grutas e representava cenas de caça.
a segunda imagem e um tipo de arte movel que representava pequenas estatuetas.Ambas têm um seguinficado magico religioso.

Anónimo disse...

A 1º imagem diz respeito a uma pintura rupestre. Esta arte é feita no tecto e nas paredes das cavernas onde os hominídeos viviam a fim de representar cenas de caça para que à volta delas fossem feitos rituais a divindades da natureza em que eles acreditavam, afim de lhes dar sorte na caça(por isso às vezes pintavam animais feridos- para que aquilo acontecesse).
A segunda imagem representa um exemplo de arte móvel. Uma estatueta com um significado religiosos e mágico. Todas as estatuetas represenyavam figuras femininas ou cabeças de animais feitas em marfim e osso. A estatueta do blog representa Vénus, a deusa da fertilidade através das suas formas físicas exageradas.

Anónimo disse...

A primeira figura é uma pintura rupestre. São pinturas feitas nas paredes das grutas para dar sorte na caça. A segunda é a Vénus de Willendorf e faz parte da arte movel porque é uma estatueta..

Anónimo disse...

A 1º imagem diz respeito a uma pintura rupestre. Esta arte é feita no tecto e nas paredes das cavernas onde os hominídeos viviam a fim de representar cenas de caça para que à volta delas fossem feitos rituais a divindades da natureza em que eles acreditavam, afim de lhes dar sorte na caça(por isso às vezes pintavam animais feridos- para que aquilo acontecesse).
A segunda imagem representa um exemplo de arte móvel. Uma estatueta com um significado religiosos e mágico. Todas as estatuetas represenyavam figuras femininas ou cabeças de animais feitas em marfim e osso. A estatueta do blog representa Vénus, a deusa da fertilidade

Anónimo disse...

A primeira imagem diz respeito á arte rupestre, que eram pinturas feitas nas paredes das grutas para eles terem sorte na caça. E a segunda imagem é um exemplo de arte móvel. É uma estatueta com um significado mágico pois representa Vénus a que tem formas físicas exageradas.

Anónimo disse...

A primeira imagem representa arte rupestre. ESta arte era feita nas paredes das grutas, cavernas e em rocha ao ar livre, com pinturas, relevos e gravuras. AS cenas de caça e pinturas de animais sao os principais temas deste tipo de arte. Mas o homem também pintava maos humanas e símbolos. A figura humana raramente aparece.
A segunda imagem representa a arte móvel. Pequenas estatuetas femininas, as Vénus, e instrumentos com cabeças de animais que eram esculpidos em pedra, osso ou marfim. Esta arte está associada às crenças religiosas do homem neste período. Tinham um significado mágico-religioso, em que com a representação de cenas de caça pretendiam assegurar uma boa caçada através de desenhos de animais atingidos por setas. Por sua vez as Vénus representavam a fecundidade da mulher através das suas formas físicas exageradas (mulheres grávidas).

Anónimo disse...

A primeira imagem é a arte rupestre ou parietal que era feita nas paredes e no tecto, das grutas,cavernas ou rochas ou ar livre.Eram feitas cenas de caça,maõs humanass e símbolos.A segunda imagem é a arte móvel.É uma estatueta chamada Vénus,que representa a fecundidade nas mulheres de uma forma exagerada.Pode ser feita em pedra,osso ou marfim.

Anónimo disse...

A primeira imagem é da arte rupestre, este tipo de arte era feito em paredes e as cores que eram utilizadas eram: o vermelho com sangue, o amarelo com urina e gordura de animal, o preto com carvão, o castanho com terra batida e etc; os materiais que eram utilizados eram: os pinceis, feitos com madeira, a paleta, feita com pedra, o fogo, etc. Os desenhos que se faziam nesta arte eram mais frequentemente cenas de caça porque achavam que ao pintar um animal ferido e esse tipo de coisas iriam ter sorte na caça e o animal iria estar mais fraco, mãos e raramente ou quase nunca aparecia a figura humana.
A outra imagem era da arte móvel. A imagem mostra "Vénus", que era uma espécie de deusa, uma mulher grávida, com seios e ancas muito grandes e com um penteado esquesito, que era um símbolo de fertilidade e que era feito para que quando uma mulher desse "à luz" o novo ser, ele nascesse saudável e também era feita para que tudo corresse bem e o grupo fosse forte e saudável.

Anónimo disse...

a primeira imagem e arte rupestre arte que era feita nas paredes das cavernas, grutas i pedras.esta arte para o Homem era como se fosse uma forma de pedir aos deuses para os proteger durante a cacada . normalmente pintavam animais a serem mortos, as vezes apareciam maos i por vezes mas so muito raramente aparecia a figura humana.
a sugunda imagem e a venus deusa da fertelidade pertence a arte movel i servia para dar "sorte" a mulher durante o periodo em que se encontrava gravida

Anónimo disse...

o primeiro e arte rupestre. faziam na para dar sorte nas caçadas.
a suegunda é arte movel. faziam na para pedir fertilidade a mae natureza