segunda-feira, fevereiro 26, 2007

As Cidades-Estado



Hoje a questão é a seguinte:

Refere as razões que levaram à criação de cidades-estado na Grécia.

3 comentários:

Anónimo disse...

As cidades-estado foram criaadas na grécia antiga porque como havia muito relevo a separar as cidades decidiu-se formar as cidades-estado,cada cidade tinha a sua lei e cada cidade nomiava um chefe para essa cidade mas os povos eram iguais em várias coisas como a linguagem como os costumes e como os jogos olímpicos que se realizavam na olímpida e os homens tinham que andar nus e era proibida a entrada as mulheres os homens andavam nus porque era uma maneira para verem se não traziam nada para progidicar os outros os jogos olimpicos eram uma maneira dos povos acabarem com os conflitos que tinham uns com os outros pois ali eram todos amigos os povoss eram os Dóricos,os Aqueus, os Eólios e os Jônicos que era o sinónimo de gregos

Anónimo disse...

O território grego é composto na sua mioria por um relevo muito acidentado que dificulta a comunicação via terrestre. Este isolamento provocado pelas montanhas, levou a um sentimento de rivalidade e individualismo por parte das povoações e assim surgiram as cidades - estado ou pólis. As pólis, eram cidades cada uma com as suas próprias leis que era como se fossem pequenos países. A pólis era contituída pela zona rural onde estavam os campos, a ágora onde as pessoas viviam o seu di - a - dia, onde trabalhavam, onde estavam as lojas, e a acrópole, a parte alta da cidade onde estava o templo principal e que servia para defender a cidade em caso de invasão.
No entanto, embora politiamente divididos, os gregos estavam unidos pela língua, costumens e usos, religião e jogos.

Anónimo disse...

As cidades estado gregas foram criados por causa das montanhas existentes naquela área, o que dificultava a comunicação entre as cidades. para facilitar as cidades tornaram-se independentes e passaram a chamar-se cidades estado ou pólis. As principais cidades estado eram Atenas Corinto e Esparta. Atenas e Esparta muitas vezes guerreavam entre si mas quando vinha uma ameaça de outro país como os Persas eles uniam-se e lutavam unidos contra os inimigos.
Eram um povo politicamente dividido mas no entanto unido pela lingua pelos costumes e pelos jogos.
Muitas das vezes cidades deixavam de guerrear entre si durante o tempo dos jogos ou mais.
A cidade estado ou polis estava dividida em tres partes:
a acrópole que era a parte alta onde normalmente estava o templo. Esta zona era na parte alta para proteger de eventuais ataques de inimigos.
A ágora que era a parte baixa que era onde estavam as habitações e onde as pessoas viviam a sua vida quotidiana e conversavam.
E havia ainda a zona rural que era normalmente a zona circundante da cidade onde existiam principalmente campos de cultivo