quarta-feira, janeiro 16, 2008

O Renascimento



A questão desta vez é a seguinte:
Enumera as causas que levaram ao aparecimento do Renascimento em Itália.

Para testares os teus conhecimentos acerca deste assunto clica aqui,faz os exercícios propostos, aprende e ... diverte-te.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Renascimento apareceu em Itália, no séc. XV e XVI, altura em que os portugueses ainda andavam nos Descobrimentos.
O Renascimento apareceu devido à riqueza que existia em Itália, derivada de serem os mercadores italianos os intermédios com os Muçulmanos, antes dos Portugueses chegarem à Índia.
Com isto, estes mercadores, na sua maioria burgueses, protegeram a cultura e apoiaram a Cultura, através do Mecenato. Nesta altura, existiam grandes vestígios greco-romanos nesta zona, que serviram como fonte de inspiração.
Com tudo isto, no Renascimento, a Mentalidade mudou, passando de uma maneira de pensar Teocêntrica (mais relacionada com Deus) para uma maneira de pensar antropomórfica, em que o Homem começou a apreciar mais o ser em si e as suas capacidades e actos.

Anónimo disse...

O Renascimento deu - se na Itália porque:

1. Havia vestígios da cultura greco - romana em que os artistas do renascimento se inspiraram
2. Haviam escolas prestigiadas que se dedicavam ao estudo da Antiguidade Clássica
3. Haviam burgueses ricos que protegeram a cultura e praticaram o mecenato.
4. Haviam repúblicas ricas com o dinheiro da rota do Levante que competiam entre si para serem mais bonitas do que as outras.

Anónimo disse...

O renascimento deu-se em Itália por ser um país desenvolvido, e muito rico financeiramente devido,a ser o principal centro de comércio , antes de os Portugueses terem descoberto o caminho marítimo para a Índia.
Deu-se também porque a itália tinha várias influências greco-romanas, e como haviam burgueses ricos e dispostos a apostar na cutura practicando assim o mecenato.
O mecenato foi evoluindo devido à disputa que existia entre as cidades para serem as melhores e mais belas.

Anónimo disse...

o renascimento deu-se em itália uma vez que era um país com um elevado poder económico devido ao comércio das especiarias em que adquiriam os produtos aos mouros e os revendiam aos países europeus a preços mais elevados. em itália havia uma "competição" para ver qual a cidade mais bonita.
Como as cidades tinham dinheiro mandavam vir os melhores artistas para criarem obras nas suas cidades.
O renascimento é uma arte baseada no classicismo ou seja era baseada na cultura greco-romana ora o que não faltava em itália eram vestigios da civilização grega e da civilização romana.
Em itália devido a esse tal "concurso" da cidade mais bela surgiram mecenas que practicavam o mecenato ou seja : eram pessoas que doavam dinheiro para o desenvolvimento da cultura e da arte nessa cidade.

Anónimo disse...

O Renascimento apareceu em Itália porque lá existiam:
=> Escolas que se dedicavam ao estudo da Antiguidade clássica;
=> Burgueses ricos que apoiavam e protegiam e cultura praticando o mecenato;
=> Vestígios greco-romanos o que serviu de inspiração aos homens do Renascimento;
=> Roma, Génova, Veneza e Florença, que eram republicas ricas, competiam entre si gastando rios de dinheiro para que cada cidade fosse mais bonita que a outra.