segunda-feira, novembro 19, 2007

As consequências da Expansão




A partir das imagens, refere algumas das consequências da Expansão.

2 comentários:

Anónimo disse...

A expansão portuguesa teve como consequências a descoberta de novos povos, culturas, produtos bem como um melhor conhecimento do mundo.
Mas a expansão também teve um lado negativo como a escravatura de homens e mulheres africanos para trabalhar.
Por outro lado a expansão portuguesa resolveu os problemas económicos e alimentares de Portugal e contribuiu para a nossa afirmação e importância na Europa daquele tempo.
(Professor, eu não tenho bem a certeza da resposta, tentei fazer sem ir ao livro até porque não estou em casa. Depois na aula pode dizer se é isto ou se não é?)

Anónimo disse...

As consequências da expansão portuguesa foram:
O aparecimento de novas rotas comerciais: a rota do Cabo( que ligava Portugl à Índia passando pelo cabo da boa esperança(, a rota do extremo oriente(que ia desde Portugal até ao Japão e até à china fazendo escala em Goa), a rota triangular( que ligava Portugal a África e ao Brasil) e a rota de Melila que pertencia aos espanhois e que dava a volta ao mundo passando pela américa central onde saiam dos barcos e atravessvam a pé e depois embarcavam noutro barco que estava à espera deles do outro lado do continente, depois iam ter às ilhas filipinas e por fim regressavam a espanha.
Outra consequência da expansão portuguesa foi a mundialização onde passou a haver uma maior troca de alimetos entre os continentes e foi aí ue se deu o inicio da globalização.
o grupo que mais beneficiou com a expansão ortuguesa foi a burguesia pois eram os comerciantes.
Houve trocas de animais e de plantas, houve influências religiosas através de missionação onde era envaida uma pessoa para pregar a sua religião por entre as tribos e as outras civilizações, houve uma mistura de raças chamada miscigenação e houve influências culturais , na lingua, usos e costumes. a esta troca de cultura chama-se aculturação.
Para além disto foram descobertos novos povos, novas terras e novas culturas.